O PODER DOS ALIMENTOS

Não importa se é gripe ou problema de pele. Após uma passagem pelo médico a receita com os remédios vem sempre acompanhada de uma série de recomendações sobre a importância de se alimentar bem. O motivo não é apenas se recuperar da doença, mas garantir uma vida saudável por muitos anos. Você pode não acreditar, mas é incrível a quantidade de mineral e vitaminas que uma refeição fornece ao corpo humano. “Para saber como tirar proveito dos alimentos, é importante manter uma dieta balanceada, com muitas frutas, verduras e legumes”. Afirma Daniel Magnoni, presidente do Instituto de Metabolismo e Nutrição ( Imen). O especialista recomenda que se faça um controle rigoroso do consumo de açúcar para evitar o diabetes e a obesidade. Além disso, aconselha trocar a gordura animal pelo óleo de milho, soja ou girassol. “Também é bom evitar os alimentos muito quentes e condimentados, para não correr o risco de cânceres intestinais”, recomenda.

Um estudo na Inglaterra concluiu que mais do que combater a gripe, a vitamina C ajuda a prevenir males cardíacos. A pesquisa realizada com mais de 30 mil pessoas, constatou que quem ingeria vegetais ricos nessa substancia tinha menos problemas de coração. A explicação é que a ação antioxidante das moleculas mantém as artérias sadias. A nutricionista Priscila Di Ciero de Sao Paulo, lista alimentos que contém vitamina C para voce se proteger: brocolis, batata, aspargo, acerola, abacaxi e laranja.

PRATO COLORIDO TEM MAIS VITAMINA

Se quiser seguir a tabela da boa saúde, consuma ao menos cinco porções diárias desses alimentos e os benefícios ja começaram a agir.

AZUL – ROXO mantêm a saúde das vias urinárias, diminuem o risco de contrair alguns tipos de câncer.

VERDE garante saúde da visão, dos ossos e dos dentes;

BRANCO mantém o coração saudável e o colesterol sob controle;

AMARELO E LARANJA favorecem a saúde da visão e do sistema imunológico;

VERMELHO contribui para um coração e uma memoria saudáveis.