MARTELO

O Martelo um golpe traumatizante e um dos golpes mais trabalhados e aplicado na Capoeira sua eficiência vem de princípios básicos até a alta execução nos treinamentos como a utilização de caneleiras para o trabalho de velocidade até os chutes no saco e aparadores para determinar a técnica e os ajustes para o perfeito ato em executa-lo. O martelo pode ser batido com o peito do pé.

Para quem trabalha com criança necessário ensinar o princípio básico e educativo para execução como o equilíbrio , giro dos pés até que consiga erguer as pernas.

Em adultos podemos trabalhar a base de modo devagar até que a amplitude e técnica já esteja ajustada para darmos segmentos e avançarmos ao que se necessite.

Treinar o martelo diariamente aumenta sua capacidade técnica e seu controle motor e quando for jogar automaticamente o martelo saíra em perfeito controle . A utilização do martelo é o recurso voluntário quando treinado com técnica , sendo assim qualquer movimento treinado exaustivamente com método e consistência trará uma execução perfeita sem tempo de pensar o que se chama de competência inconsciente

Texto by Lília Menezes – Mestra Criança