CAPOEIRA FEMININA, MUITO TREINO E DETERMINAÇÃO

Lilia Benvenuti de Menezes, 26 anos, 13 de Capoeira. É a Instrutora Criança, responsável pelo desenvolvimento e divulgação da Capoeira Femenina do Grupo Muzenza.

Ginga Capoeira: Instrutora Criança, como surgiu a Capoeira na sua vida?
Instrutora Crainaça: Eu comecei a treinar no Rio de Janeiro, eo que me despertou para a Capoeira foi o som, o toque do Berimbau, isso me levou a entrar para a Capoeira. Hoje, no Grupo Muzenza, eu divulgo a presenta da mulher na Capoeira; pratico, treino bastante, mostrando que as mulheres têm tanta capacidade quanto os homens.
Ginga Capoeira: A mulher, até bem pouco tempo, era considerada o sexo frágil. Você acha que hoje, na Capoeira, para competir no mesmo nível que o homem, ela precisa tomar massa, fazer musculação…?
Instrutora Criança: Eu acho que a mulher debe procurar estar com o corpo firme, rígido, porque isso ajuda. Se a mulher estiver gorda, flácida, não vai conseguir a mesma desenvoltura de uma mulher que estiver com o corpo treinado, em forma. Ela debe fazer uma dieta, encorpar um pouquinho, indo a um nutricionista e procurando um método natural. Eu acredito que isso possa ajudar e funcionar, mas sem exageros, tudo que é exagerado faz mal.
Ginga Capoeira: Como foi o evento que você participo una Argentina?
Instrutora Criança: Competi com várias meninas, e elas estão de parabéns, jogaram muito bem e têm tudo para crescer. Mas precisam buscar e viajar mais. O nível da competição estava bom, dei tudo de mim e consegui meu objetivo, que era vencer.
Ginga Capoeira: No momento da disputa, você já vai com um jogo prédefinido ou decide na hora a defesa e o ataque de acordo com a sua adversária?
Instrutora Criança: Eu acho que a disputa vai sendo definida de acordo com o jogo da minha oponente, eu procuro induzi-la ao meu jogo, para poder vencê-la com movimentos desequilibrantes.
Ginga Capoeira: Fora esse título no mundial da Argentina você ganhou também o Mundialito aquí do Muzenza. Naquela oportunidade, com quem você disputou?
Instrutora Criança: Eu disputei com 53 meninas da Argentina, Australia, Canadá, Uruguay, Portugal, Estados Unidos, Espanha, etc. Também teve a participação de brasileiras de vários grupos e estados.
Ginga Capoeira: Das atletas que você vem trabalhando no Grupo Muzenza, quais você destaca?
Instrutora Criança: Tem a Xará, do Rio de Janeiro, a Pitanga, que é muito guerreira e gosta muito de treinar, e a Kibon, que joga bastante também e tem muito expressão no jogo